do 14 de JULHO
O Colégio 14 de Julho está situado na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.517, no bairro de Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo zona norte.
Em 05 de agosto de 1.933, foi fundada a Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local. Esta organização foi criada por antigos donos de chácaras, de origem nipônica, com o objetivo de organizar e unir a população local preservando sua cultura. Era a antiga Cachoeirinha ganhando ares urbanos.
O nome Cachoeirinha, por exemplo, deve-se ao fato de ter existido – em época passada – uma cachoeira que servia como área de lazer e de piquenique para os moradores, infelizmente, foi soterrada para dar passagem à Avenida Inajar de Souza.
Por volta de 1.944, nasce o Largo Japonês, a primeira casa comercial do bairro e que pertence a família de imigrantes Sushiyama. Era uma antiga “venda” como eram conhecidos os mercadinhos daquela época.
O Colégio foi inaugurado em 1.990, procurando suprir a necessidade sociocultural da região que encontrava-se em amplo crescimento e era carente de uma sólida instituição educacional.
O nome 14 de Julho simboliza um importante acontecimento na história mundial, - a Queda da Bastilha-
que ocorreu no dia 14 de julho de 1.789 onde o
povo de Paris saiu as ruas para protestar
contra o regime monárquico opressor.
Os populares invadiram a Bastilha, fortaleza
que simbolizava o Absolutismo real,
libertaram os presos e derrubaram o prédio. O fato simbolizava o início da Revolução Francesa.
Em 2009, nasceu a bandeira do colégio a partir do trabalho de um grupo de estudantes do ensino médio que, orientados pelo prof. Ivan Lima, desenvolveram projetos e apresentaram as propostas para nossa bandeira. A escolha foi feita pela comunidade que visitou a escola e pelos internautas que acessaram o site do colégio e escolheram a bandeira que foi feita pela aluna Luana Farinazzo. Assim foi escolhida a bandeira que hoje representa o mais novo símbolo de nossa instituição.
da bandeira nacional da
França, onde o azul representa o
poder legislativo, o branco o
poder executivo e o vermelho o
povo; remetendo-se ainda ao lema da Revolução Francesa -Liberdade (Liberté), Igualdade, (Égalité) e Fraternidade (Fraternité).
Adoramos o blog!
ResponderExcluirContinuem postando novidades!
Soraya e Vagner
Marcinha que saudades de vc... Super beijos... Gabis...
ResponderExcluir